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A urbanização de Fortaleza foi bastante lenta no
século XIX, com baixo crescimento demográfico. A população que era de 12.195
habitantes em 1813 passa a 16.557 em 1837 e chega ao final do século com 50.000
habitantes. Em 1800 havia um “arruador”, para organizar o traçado das ruas e
treze anos depois a Câmara Municipal mandou elaborar uma planta parcial da
Vila, executada pelo engenheiro Antônio da Silva Paulet.

Poucas edificações se destacavam. O sobrado do
Comendador Machado, com três pavimentos era o mais alto. Inicia-se a partir da
metade do século, a época de maior florescência da cidade, corresponde ao atual
centro, possuindo um acervo de 1418 casas, das quais 517 eram de tijolo e
telha.

rua+major+facundo+coloriazado+inicio+sec+XX Patrimônio Edificado: A Cidade de Ferro
No período definido entre a metade do século XIX e a
Segunda Guerra Mundial no século XX é que foi construído praticamente todo o
patrimônio edificado de maior relevância da cidade e era composto por um
fabuloso e harmônico conjunto de edifícios residenciais e, inserido nele, um
moderado número de monumentos arquitetônicos de maior importância, em sua
maioria construções modestas, mas significativos para recontar do seu
crescimento.
rua+barao+do+rio+branco+com+gui+rocha+decada+de+1910 Patrimônio Edificado: A Cidade de Ferro

A arquitetura da casa compondo com seu entorno
imediato foi e será um dos legados mais importantes deixados para a nossa
história. Ela é em geral mais humilde que os monumentos eclesiásticos e
militares, mas tinha seu ponto alto na grande riqueza dos conjuntos edificados
geradores dos seus espaços urbanos, que eram coerentes, extremamente
proporcionais, harmoniosos em beleza, formas, escala humana e cores que
delinearam a silhueta da cidade e geraram seu maior patrimônio.

Foi esse espaço organizado de maneira esmerada que deu
importância a cidade. A largura das ruas, os espaços abertos, as praças, o
dimensionamento dos lotes, a altura homogênea das edificações foram o que
construíram essa coerência.

É precisamente nesse período que grandes
empreendimentos que envolviam novas tecnologias construtivas foram feitos no
Estado e fundamentalmente em Fortaleza. A estrada de Ferro, inaugurada em1873,
insere na construção a estrutura metálica na execução de suas pontes e
armazéns, chamando a atenção para esse novo método prático de construir,
trazendo interessantes intervenções urbanas ao nível da edificação pelo poder
público.

A cidade começava a despontar no cenário político e
econômico da região, passando por um processo de modernização provocado pelo
florescimento da ciência e da tecnologia, gerado pela revolução industrial. O
algodão foi o produto que impulsionou o crescimento e o intercâmbio comercial
contínuo com a Europa, fez com que informações sobre novos produtos chegassem
até aqui com bastante rapidez, através de serviços de tecnologia moderna como o
telégrafo e a telefonia.

mercado+de+ferro+-+raimundo+gomes Patrimônio Edificado: A Cidade de Ferro
É nesse contexto que a ideia de um mercado público
para Fortaleza, executado em ferro, onde foi aventada sua construção ainda em
1873. A ideia só veio a se concretizar duas décadas depois, 8 anos depois da
Exposição de Paris, comemorativa do centenário da tomada da Bastilha em 1889,
onde foi apresentado ao mundo o que havia de mais moderno na indústria
siderúrgica aplicada à engenharia como a Torre Eiffel, a Casa das Máquinas e
muitas outras edificações. O mercado da Carne foi inaugurado em 1897.
colegio+imaculada+igreja+do+pequeno+grande Patrimônio Edificado: A Cidade de Ferro

teatro+j+de+alencar Patrimônio Edificado: A Cidade de Ferro

A partir desse evento a cidade adota uma maneira fugaz
de construir. A Capela do Pequeno Grande, com sua bela estrutura da coberta e
do coro, foi inaugurada em 1903. As praças se enchem de quiosques, coretos,
bancos de jardins, balcões, varandas e uma infinidade de novos elementos que
compuseram de uma maneira graciosa a fisionomia da arquitetura fortalezense,
que chegou a seu momento de maior esplendor com a construção do Teatro José de
Alencar, em 1910.
cafe+do+comercio+inicio+do+sec+xx Patrimônio Edificado: A Cidade de Ferro
Café do Comércio – Praça do Ferreira início do século XX
vista Patrimônio Edificado: A Cidade de Ferro

Até 1930, Fortaleza era uma cidade homogênea, com
edificações que não ultrapassavam a dois pavimentos e uma escala bastante
agradável. O seu perfil observado desde o mar era praticamente uma linha no
horizonte. A Estação João Felipe, a Santa Casa da Misericórdia, a Cadeia
Pública, a Fortaleza de N. S. da Assunção e a Catedral eram os edifícios mais
representativos da paisagem da cidade, com apenas o contorno de seus telhados, chaminés
e torres desenhando sutilmente seu perfil, emoldurados pelas serras ao fundo.


extraído do artigo: Patrimônio Edificado de Fortaleza,
de José Capelo
Filho. Do livro Ah, Fortaleza! 

fotos: postais de época e arquivo Nirez      

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mfgprodema@yahoo.com.br