×
A urbanização de Fortaleza foi bastante lenta no
século XIX, com baixo crescimento demográfico. A população que era de 12.195
habitantes em 1813 passa a 16.557 em 1837 e chega ao final do século com 50.000
habitantes. Em 1800 havia um “arruador”, para organizar o traçado das ruas e
treze anos depois a Câmara Municipal mandou elaborar uma planta parcial da
Vila, executada pelo engenheiro Antônio da Silva Paulet.

Poucas edificações se destacavam. O sobrado do
Comendador Machado, com três pavimentos era o mais alto. Inicia-se a partir da
metade do século, a época de maior florescência da cidade, corresponde ao atual
centro, possuindo um acervo de 1418 casas, das quais 517 eram de tijolo e
telha.

rua+major+facundo+coloriazado+inicio+sec+XX Patrimônio Edificado: A Cidade de Ferro
No período definido entre a metade do século XIX e a
Segunda Guerra Mundial no século XX é que foi construído praticamente todo o
patrimônio edificado de maior relevância da cidade e era composto por um
fabuloso e harmônico conjunto de edifícios residenciais e, inserido nele, um
moderado número de monumentos arquitetônicos de maior importância, em sua
maioria construções modestas, mas significativos para recontar do seu
crescimento.
rua+barao+do+rio+branco+com+gui+rocha+decada+de+1910 Patrimônio Edificado: A Cidade de Ferro

A arquitetura da casa compondo com seu entorno
imediato foi e será um dos legados mais importantes deixados para a nossa
história. Ela é em geral mais humilde que os monumentos eclesiásticos e
militares, mas tinha seu ponto alto na grande riqueza dos conjuntos edificados
geradores dos seus espaços urbanos, que eram coerentes, extremamente
proporcionais, harmoniosos em beleza, formas, escala humana e cores que
delinearam a silhueta da cidade e geraram seu maior patrimônio.

Foi esse espaço organizado de maneira esmerada que deu
importância a cidade. A largura das ruas, os espaços abertos, as praças, o
dimensionamento dos lotes, a altura homogênea das edificações foram o que
construíram essa coerência.

É precisamente nesse período que grandes
empreendimentos que envolviam novas tecnologias construtivas foram feitos no
Estado e fundamentalmente em Fortaleza. A estrada de Ferro, inaugurada em1873,
insere na construção a estrutura metálica na execução de suas pontes e
armazéns, chamando a atenção para esse novo método prático de construir,
trazendo interessantes intervenções urbanas ao nível da edificação pelo poder
público.

A cidade começava a despontar no cenário político e
econômico da região, passando por um processo de modernização provocado pelo
florescimento da ciência e da tecnologia, gerado pela revolução industrial. O
algodão foi o produto que impulsionou o crescimento e o intercâmbio comercial
contínuo com a Europa, fez com que informações sobre novos produtos chegassem
até aqui com bastante rapidez, através de serviços de tecnologia moderna como o
telégrafo e a telefonia.

mercado+de+ferro+-+raimundo+gomes Patrimônio Edificado: A Cidade de Ferro
É nesse contexto que a ideia de um mercado público
para Fortaleza, executado em ferro, onde foi aventada sua construção ainda em
1873. A ideia só veio a se concretizar duas décadas depois, 8 anos depois da
Exposição de Paris, comemorativa do centenário da tomada da Bastilha em 1889,
onde foi apresentado ao mundo o que havia de mais moderno na indústria
siderúrgica aplicada à engenharia como a Torre Eiffel, a Casa das Máquinas e
muitas outras edificações. O mercado da Carne foi inaugurado em 1897.
colegio+imaculada+igreja+do+pequeno+grande Patrimônio Edificado: A Cidade de Ferro

teatro+j+de+alencar Patrimônio Edificado: A Cidade de Ferro

A partir desse evento a cidade adota uma maneira fugaz
de construir. A Capela do Pequeno Grande, com sua bela estrutura da coberta e
do coro, foi inaugurada em 1903. As praças se enchem de quiosques, coretos,
bancos de jardins, balcões, varandas e uma infinidade de novos elementos que
compuseram de uma maneira graciosa a fisionomia da arquitetura fortalezense,
que chegou a seu momento de maior esplendor com a construção do Teatro José de
Alencar, em 1910.
cafe+do+comercio+inicio+do+sec+xx Patrimônio Edificado: A Cidade de Ferro
Café do Comércio – Praça do Ferreira início do século XX
vista Patrimônio Edificado: A Cidade de Ferro

Até 1930, Fortaleza era uma cidade homogênea, com
edificações que não ultrapassavam a dois pavimentos e uma escala bastante
agradável. O seu perfil observado desde o mar era praticamente uma linha no
horizonte. A Estação João Felipe, a Santa Casa da Misericórdia, a Cadeia
Pública, a Fortaleza de N. S. da Assunção e a Catedral eram os edifícios mais
representativos da paisagem da cidade, com apenas o contorno de seus telhados, chaminés
e torres desenhando sutilmente seu perfil, emoldurados pelas serras ao fundo.


extraído do artigo: Patrimônio Edificado de Fortaleza,
de José Capelo
Filho. Do livro Ah, Fortaleza! 

fotos: postais de época e arquivo Nirez      

Compartilhe com alguém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

mfgprodema@yahoo.com.br

Posts relacionados

Igrejas Centenárias do Centro

O nosso centro da cidade, que perdeu importância econômica, financeira, política e social nos últimos tempos, ainda detém as construções mais representativas...

Leia tudo

Lendas Urbanas

  As assombrações mais famosas de Fortaleza, tinham lugar certo para fazer suas aparições. Jamais alguém fotografou ou entrevistou ou registrou qualquer...

Leia tudo

O Talento de Eurícledes Formiga

Nos anos 40, aportou em Fortaleza um poeta e declamador de nome Eurícledes, vindo de Brejo das Freiras, na Paraíba, trazido pelo...

Leia tudo

Uma Casa Chamada Boris

prédio da Casa Boris Frères, localizado na antiga Travessa da Praia  Em 1869 foi fundada no Ceará a Casa Theodore Boris e...

Leia tudo