Vem dos primeiros cinemas fixos de Fortaleza, na década
inicial do século XX, a preocupação em criar uma área isolada para a camada
social de mais baixo poder aquisitivo. A esse segmento de público, foi
reservado espaço restrito da 2ª. classe, popularmente chamada de geral. Esse
setor da plateia trazia o inconveniente de ser localizada quase sempre, próxima
a tela e, em pelo menos dois de nossos antigos cinemas, por trás da tela.
geral era extremamente desconfortável, sendo comum o uso de bancos corridos, duros e
sem encosto, a que se tinha acesso por entradas separadas, para evitar o
constrangimento ao público seleto dos cinemas da simples aproximação dos
telespectadores humildes.
adotou uma entrada para a Geral pela rua da Assembleia (atual Rua São Paulo),
iniciando esse processo seletivo.
comodidade do público e exmªs famílias, abriu uma porta à Rua da Assembleia para
a entrada e saída da 2ª. classe. (A República, 16 outubro
de 1909).
cinemas sob critérios de condição socioeconômica e prevalece em todos os
cinemas que aceitam pessoas de baixa renda em suas salas de projeção.
No imponente Cine Majestic, que durante 38 anos teve a sua
entrada social pela Praça do Ferreira, distanciado da geral pelo menos até o
incêndio que lhe devorou o prédio de cinco andares em abril de 1955, e obrigou a criação de novo
acesso pela Rua Barão do Rio Branco. O público
que se destinava a geral sempre fez uso de uma porta estreita, nos fundos do
prédio, que levava à escada para o terceiro balcão ou torrinha.
o uso de tamancos de madeira pela população pobre, os espectadores da geral se viam obrigados a
deixar seus calçados ao pé da escada, subindo para o chamado poleiro sem fazer
barulho. Na saída, cada qual se apossava de qualquer um que lhe coubesse no pé.
A seleção dava-se naturalmente pelo preço dos ingressos e
também pela auto exclusão de pessoas mal vestidas das animadas salas de espera,
onde desfilavam roupas de classe e, em determinadas sessões, em que se
ostentavam luxo. As empresas impediam discretamente o acesso de pessoas que não
atendessem ao padrão convencionado, e em alguns casos, fixavam claramente a
proibição de trajes populares.
detinha o primeiro nível do setor exibidor, até que, cedendo esse lugar a outro
melhor, iniciava o seu processo de decadência, abandono e degradação. Assim foi
quando o Majestic cedeu sua posição para o Moderno, em 1921; o Moderno perdeu
essa primazia para o Diogo, em 1940; e este para o luxuoso Cine São Luiz, em
1958.
Em 1940, o Cine Diogo, por ser luxuoso e confortável, impôs
o paletó e as senhoras e senhoritas, vestidos requintados. Ingressar no Diogo
era status, pois a rígida fiscalização e o eficiente gerenciamento exigiam do
público masculino paletó e gravata, enquanto que as senhoritas faziam
verdadeiros desfiles de moda com seus belos vestidos mais para o traje a rigor
do que para o esportivo. Essa tendência seletiva desde a sua inauguração,
despertou o movimento no comércio de moda principalmente para atender senhoras
e senhoritas que se preocupavam em desfilar seus vestidos elegantes. Há publicidade
na imprensa, mesmo antes da inauguração, tendo como alvo o público do cinema de
elite, a exemplo do anúncio do Correio do Ceará, de 6 de setembro de 1940.
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Peixoto, 884.
Os costumes mudaram e, nos anos 50, os homens costumavam
usar as camisas largas, de brim ou linho, próprias para o clima quente de
Fortaleza e que eram chamadas de slacks. Quando da inauguração do Cinema
Jangada, primeira das salas do grupo Cinemar, o empresário Barros Leal,
preocupado em fixar o nível social, estabeleceu restrições:
avisa não ser permitida a entrada no Jangada de cavalheiros trajados de slacks.
Somente nos anos 60 começa a atenuar-se o controle e há menores exigências
quanto o padrão e qualidade de roupa.
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