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Através da Carta Régia de 1799 a Capitania do Siará
conquista sua independência administrativa de Pernambuco. A separação,
festejada de início, acabou por trazer inquietação aos habitantes locais, pois
a capitania continuava submetida a sua própria sorte. Os caminhos traçados
pelas boiadas, é que decidirão a ocupação do Ceará. O gado trazido do Rio
Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, que margeava os rios cearenses em sua
caminhada, definirá o surgimento das primeiras cidades. 

Siar%C3%A1_1629_por_Albernaz A Independência da Capitania do Siará
 Mapa da costa cearense em 1629, atribuído a Albernaz
(com destaque para o forte)

O ciclo do couro venceu
o isolamento da capitania cearense, integrando-a ao sistema colonial
português.  Segundo historiadores, o
couro estava presente em tudo: “de couro era a porta das cabanas, o rude leito
aplicado ao chão duro e mais tarde as camas para os partos; de couro todas as
cordas, a borracha para carregar água, o mocó ou alforje para levar comida, a
maca para guardar roupa, a mochila para milhar cavalo, a peia para prendê-lo em
viagem, as bainhas de faca, as broacas e os surrões, a roupa de entrar no
mato”.

Aracati+-+Ponte+Juscelino+Kubitschek A Independência da Capitania do Siará
 Rio Jaguaribe com a ponte Juscelino Kubitschek     

As concessões de terra se deram no Ceará em torno do
Rio Jaguaribe. A fazenda, geralmente um pequeno latifúndio, constitui a unidade
econômica e social do sertão. O comércio do gado em pé continuava se
desenvolvendo e constituindo uma nova elite rural. No entanto, os prejuízos
causados por grandes travessias acabaram por diminuir o lucro da atividade,
forçando o comerciante a vender carne de boi já salgada sob a forma de mantas
que resistiriam a longas viagens. Deste modo as oficinas charqueadas ou
feitorias serão responsáveis pelo beneficiamento da carne de gado em carne
seca, o charque e o couro tratado e destinado à exportação. Icó, Aracati e
Sobral são cidades símbolo da riqueza do ciclo do gado no Ceará.

Ic%C3%B3+-+2 A Independência da Capitania do Siará
 Rua de Icó

A comunicação entre as cidades cearenses antes da
estrada de ferro era extremamente precária. Em períodos de chuva, a ausência de
pontes e os grandes lamaçais tornavam-se grandes empecilhos para a circulação
de mercadorias. Somente os carros de boi e os burros darão conta da difícil
tarefa.

Vindo pagar as mercadorias adquiridas no ano
anterior, ao mesmo tempo em que realizavam novas compras, os interioranos em
sua grande maioria não pagavam  em
dinheiro, eram dados os mais diversos gêneros como moeda de troca: couro,
farinha, animais vivos.

Cada comerciante possuía uma freguesia mais ou menos
definida. Ele próprio também era arregimentado pelo patrão da praça. Vinham para
Fortaleza e aqui se hospedavam em situação precária, na maioria das vezes no
insalubre Hotel do Comércio, onde à custa dos patrões tinham direito a almoço e
jantar. Em raríssimas oportunidades sentavam à mesma mesa com a aristocracia
comercial, formada pelas grandes casas de importação e exportação, os Boris, os
Gradvohl, os Albanos.

rua+boris A Independência da Capitania do Siará
 Casa Boris em foto de 1908

Nos períodos de chuva o movimento do comércio diminuía
e as lojas que perderem sua finalidade viravam espaços para palestras,
discussões políticas, jogos de salão e outros tipos de reuniões. Eram no
inverno que o comerciante se dedicava às suas fazendas até a chegada das
safras.

Embora cada fazenda possuísse sua lavoura de
subsistência, toda sua atividade girava em torno da criação de gado. Cercada de
alpendres, espaçosa e hospitaleira, a casa de fazenda continha todos os usos
cotidianos do sertão, como a capela para os ofícios religiosos, os currais para
ordenha e abate do gado. Das fazendas surgiu a figura do “coronel” e toda a
denominação política dela decorrente. 

A partir do século XIX o algodão se torna um dos
grandes produtos da economia cearense. A abertura dos portos brasileiros em
1808 favoreceu as primeiras transações com a Inglaterra. A partir do governo de
Bernardo de Vasconcelos abrem-se as estradas ligando a capital ao interior e
são criadas as casas de inspeção. Com a guerra de independência
norte-americana, surgiu uma grande demanda dos comerciantes ingleses pelo
algodão cearense. No entanto, a avidez do lucro em detrimento da qualidade do
produto, causou a recusa do algodão em rama em Lisboa. 

Baturit%C3%A9+-+Pra%C3%A7a+da+Esta%C3%A7%C3%A3o+de+Baturit%C3%A9 A Independência da Capitania do Siará
 Praça da Estação de Baturité

As exportações de algodão advindas principalmente de
Fortaleza, Aracati, Baturité, Meruoca, Pereiro e Aratanha representaram 60% das
exportações cearenses em meados do século XIX, seguidas de café, couro, açúcar
mascavo e dos animais vivos. 

extraído do livro A Memória do Comércio Cearense, 
de Cláudia Leitão 
fotos IBGE e Álbum de vistas do Ceará, 1908

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