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A produção artística cearense teria grande importância na
conjuntura das lutas populares nos anos 1960 e mesmo de resistência à Ditadura
Militar, no período de 1964 a 1985. Em 1963 foi fundado no Ceará o Centro Popular
de Cultura-CPC – da UNE, tendo como um dos organizadores, Augusto Pontes, que
se revelaria um dos mais polêmicos intelectuais cearenses no final do século
XX. O CPC fazia uma cultura politicamente engajada – apresentava peças, fazia
shows enquetes, etc, tudo misturado com discussões sobre problemas da população,  como o custo de vida, o ensino público, a carência
de transportes. Com o golpe de 64, o CPC  foi desmobilizado, vários de seus dirigentes
foram presos ou processados. Mas a experiência daria margem para o surgimento
de outros grupos culturais nos anos seguintes, como o CACTUS – grupo criado em
1965 por Cláudio Pereira, Iracema Melo, Olga Paiva, Petrúcio Maia, e Rodger
Rogério, que apresentava shows de protesto – e o GRUTA – Grupo Universitário de
Teatro e Arte.
A atuação do Gruta no movimento cultural foi expressiva. No período
correspondente aos anos 66 a 68, ele se direcionou basicamente na organização
das chamadas “Caravanas da Cultura” e na realização dos festivais de música. Tais
caravanas se dirigiam ao interior cearense – Sobral, Crato, Juazeiro, Barbalha,
a estados e cidades vizinhos Teresina, Natal, Mossoró e até ao exterior –
Argentina e Chile. A crítica transmitida pelo Gruta  fez com que algumas de suas peças fossem
censuradas pela Ditadura e uma apresentação em Barbalha, proibida.

pessoal A Arte em tempos de Repressão e o Pessoal do Ceará
 capa do disco
 
Os ritmos nacionais das décadas de 50 e 60 (Bossa Nova,
Jovem Guarda e Tropicália) influenciaram os cantores e compositores cearenses,
os quais apresentavam como principais espaços para divulgar seus trabalhos os
festivais de músicas e os programas de auditório em rádio e televisão. Em 1969
o estudante de medicina de Sobral Carlos Belchior, poeta-músico dos mais
expressivos daquela geração, produzia um programa musical na TV Ceará canal 2
especialmente para a revelação de novos talentos.
Em 1971 surgiram os festivais nordestinos da extinta TV Tupi
e o Festival Astra de Música Carnavalesca, que projetaram nomes locais como
Rodger Rogério, Ednardo, Ricardo Bezerra, Petrúcio Maia, Belchior, Fagner, Lauro
Benevides, Jorge Melo, Cirino, Luiz Fiúza, Ribamar, Pretextato Melo, Dedé,
Branquinho, Sérgio Pinheiro e Manassés.



Mana+por+F+Nilo A Arte em tempos de Repressão e o Pessoal do Ceará
Manassés em desenho de Fausto Nilo (fonte: http://musicadoceara.blogspot.com.br)


No geral eram jovens de classe média com formação
universitária – muitos abandonaram a universidade para seguir a carreira artística,
numa época de grande preconceito contra artistas. 

Naquele início dos anos 70,
ante a censura, o autoritarismo a repressão da ditadura, a arte assumia uma
forma de comunicar as ideias e as ações reprimidas.   Os talentosos
artistas, não obstante, viam-se obrigados a deixar o Estado para alçar voos
mais altos, nacionais. O primeiro a sair foi Belchior, em 1971, ganhando um
festival no Rio de janeiro com a música Na
Hora do Almoço,
fato que repercutiu na carreira do sobralense e abriu as
portas para outros cearenses.



pessoal1 A Arte em tempos de Repressão e o Pessoal do Ceará
Ednardo, Téti e Rodger Rogério no lançamento  do disco Pessoal do Ceará



Por essa época, Raimundo Fagner, natural de Orós
e estudante de arquitetura em Brasilia, teve canções premiadas em festivais;
foi outro que ao lado de Rodger Rogério, Téti, Cirino, Jorge Melo tentou a
sorte no Sul do País, ainda em 1971.

Ednardo, estudante de química e
funcionário da Petrobrás, seguiu no ano seguinte. O maranguapense Manassés foi
em 1973, passando depois a residir na Europa, alcançando grande sucesso. 

Com dificuldades,
esforço e apoio de artistas do Centro-Sul, os cearenses conseguiram firmar-se
nacionalmente com propostas  estético-musicais
bem definidas – participavam de programas televisivos, faziam shows, gravavam discos.
Surgiu então, em 1972, a ideia de de gravar um disco com todo o grupo de
músicos cearenses, o clássico O Pessoal do Ceará, um verdadeiro marco musical,
do qual Fagner e Belchior não participaram por terem contratos com outras
gravadoras.




extraído do livro de Aírton de Farias
História do Ceará    

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