×
EmSem categoria
patrocinio Igreja do Patrocínio
A colocação da placa de acrílico com o nome da Igreja causou polêmica até na imprensa. As opiniões se dividiram, porque, segundo diziam, a placa lembrava um estabelecimento comercial.
Localizada na Praça José de Alencar, a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio recebe um grande número de pessoas todos os dias. Vive literalmente cheia. 
A maioria dos freqüentadores são pessoas simples, de fé também simples. São pessoas que moram ou trabalham no centro, e conservam ainda a crença nos santos de sua predileção. As missas se sucedem de hora em hora, durante quase todo o período da manhã, e continuando à tarde. 
Em determinado dia da semana é celebrada uma missa ao meio dia.
Interior da Igreja
patrocinio+002 Igreja do Patrocínio
patrocinio+006 Igreja do Patrocínio
patrocinio+007 Igreja do Patrocínio
patrocinio+009 Igreja do Patrocínio
patrocinio+015 Igreja do Patrocínio
A pedra fundamental da Igreja do Patrocínio foi lançada em 02 de fevereiro de 1850, que ficaria pronta dois anos mais tarde.
Em 1849 o cabo da esquadra Fortunato José da Rocha disparou um tiro contra o Capitão Jacarandá, mas acertou o joelho do Alferes Luis de França Carvalho, que estava ao lado do capitão. Vendo-se em risco de perder a vida, Luis de França fez voto a Nossa Senhora do Patrocínio, que se escapasse, faria uma igreja em sua devoção.
No ano seguinte, curado do ferimento, lançou a pedra fundamental da igreja ao norte da Praça Marquês de Herval (hoje José de Alencar).
O oficial teve que deixar Fortaleza e os trabalhos de construção passaram a ser muito lentos, apesar da ajuda de muitos fiéis que apoiaram a idéia do militar. A planta do templo foi feita pelo mestre Antonio de Rosa e Oliveira.
A igreja já deu nome a praça em que se encontra, que já foi Praça do Patrocínio. No dia 06 de abril de 1870, o logradouro passou a chamar-se Praça Marquês de Herval.
A Igreja do Patrocínio foi elevada à categoria de paróquia por lei de 15 de outubro de 1879. No principio foi criada com o nome de Paróquia de São Luis Gonzaga, localizada no Oiteiro (hoje Praça do Cristo Rei) e depois transferida para a Igreja do Patrocínio .
Pesquisa:
Cronologia Ilustrada de Fortaleza, de Miguel Ângelo de Azevedo (NIREZ) 
foto antiga retirada do livro: As pouco lembradas igrejas de Fortaleza, de Eduardo Fontes

Compartilhe com alguém

0 comentário

  1. Tive a oportunidade de conhecer esta Igreja em julho/2010. Me sinto honrado por ter entrado e passado alguns momentos no interior deste lugar cheio de bênçãos. Um forte abraço. Paz e bem! Joaquim Josino da Rocha Filho, Brasília, DF.

  2. Olá Josino,
    Apesar do da vizinhança agitada o interior do templo é calmo e reflexivo. Paz e bem não é uma saudação da ordem terceira franciscana? Paz e bem e obrigada por visitar o blog.

  3. DESDE CRIANÇA QUANDO IA NO CENTRO DA CIDADE ANTES DE RESOLVER QUALQUER COISA MINHA MÃE COM SUA FÉ TÃO SIMPLES IA A IGREJA COMIGO PEDIR BENÇAO A DEUS PARA AS SUAS COMPRAS POIS ELA NA EPOCA ERA VENDEDORA DE PORTA EM PORTA NO NOSSO BAIRRO E ELA PEDIA A JESUS DOS PASSOS QUE A AJUDASSE EM SUAS VENDAS. CRESCIE COM ESTE AMOR A DEUS E COLOCANDO ELE NA FRENTE DOS MEUS PROJETOS.AMEM.

  4. É UMA PENA QUE A CADA REFORMA A IGREJA VAI SENDO DESCARACTERIZADA E VAI PERDENDO A BELEZA. O PISO DE MOSAICO ESTAMPILHADO FOI SUBSTITUÍDO POR UM PARTE PRETO E PARTE DESBOTADO. ESTÁ HORRÍVEL. A PINTURA DO RETÁBULO QUE ERA UMA PAISAGEM FOI COBERTA E ESTÁ LISA. O TETO DE MADEIRA EM TRAPÉZIO DESAPARECEU SENDO SUBSTITUÍDO POR UM DE GESSO E AINDA E RECEBEU UM ADESIVO DESFOCADO E SEM COR TIRADO DA INTERNET IMITANDO PINTURA. HORROROSO. PARECE UMA PLÁSTICA MAL-FEITA.

  5. Sempre que ia ao centro , passava para fazer uma oração, e nos sábados ou nos dias 13 assistia a missa..como já falaram , com todo o barulho da rua , vc encontrava paz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

mfgprodema@yahoo.com.br