×
EmSem categoria
Mercado+020 Mercado São Sebastião

Mercado+042 Mercado São Sebastião
No inicio o que havia era a Praça São Sebastião, um espaço imenso onde os circos armavam suas lonas: Nerino, Thiany, Garcia. 

Sem a presença dos circos, o local virava campo de peladas. 
Depois mudaram o nome da praça para Paula Pessoa e levaram o mercado para lá. Em 1937, quando o Mercado de Ferro, localizado na antiga Praça José de Alencar, começou a ser desmontado, uma parte da estrutura importada, foi para a Aldeota, no que é hoje o Mercado dos Pinhões, e outra parte foi para a Praça Paula Pessoa, para o Mercado São Sebastião.

Mercado+027 Mercado São Sebastião

Mercado+010 Mercado São Sebastião
Após alguns anos, a estrutura metálica tornou-se pequena para atender o comércio da praça Paula Pessoa, e o mercado foi novamente desmontado e levado desta feita para a Aerolândia, onde ainda  se encontra, sendo construída na praça São Sebastião uma nova estrutura que foi sendo ampliada ao correr do tempo.
Mercado+037 Mercado São Sebastião

Mercado+030 Mercado São Sebastião
O Mercado São Sebastião é um equipamento público municipal administrado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Frutas e Verduras de Fortaleza (SINCOFRUTAS), por outorga concedida pela Município de Fortaleza.  Foi reformado e inaugurado no final de 1997, pelo prefeito Juraci Magalhães. No entanto, sua história é bem mais antiga, remontando ao início do século XX.  Foi construído em local onde se realizava uma feira livre de venda de gêneros alimentícios.

Mercado+031 Mercado São Sebastião
Mercado+017 Mercado São Sebastião
No inicio o São Sebastião era dedicado principalmente ao comércio de frutas, verduras e carnes. Atualmente conta com 449 boxes que comercializam uma grande variedade de produtos , como artesanatos, plásticos, descartáveis, raízes, castanhas, ferragens, material elétricos, hidráulico e de construção. Conta ainda com lanchonetes, farmácias e estacionamento. 
Mercado+062 Mercado São Sebastião
Mercado+008 Mercado São Sebastião
A Praça Paula Pessoa  é praticamente toda ocupada pelo Mercado São Sebastião e sua estrutura de apoio.
o Mercado São Sebastião funciona de 2a a sábado das 5 às 17 horas, e aos domingos até o meio dia. 
Fica na Rua Clarindo de Queiroz, 1745, centro de Fortaleza. 

Compartilhe com alguém

0 comentário

  1. "Circo Nerino, de Nerino Avanzi"..era a canção que cantava no rádio, qndo o Circo Nerino estava na cidade.Tmb fui ao Garcia e ao Thiany…grandes e bons circos, mas nós íamos tmb aos mambembes, de bairro…bom demais!
    O mercado antigo ficou na saudade, mas era muito sujo e desorganizado.
    O novo é muito bonito e tem de tudo mesmo…

    Excelente matéria!

  2. O São Sebastião está mesmo bem organizado,não tem sujeira pelos cantos, muito comuns nesses lugares. Mas o pessoal se queixa da perda de clientes, estão perdendo os clientes para os supermercados, porque no mercado a maioria só vende a vista e com dinheiro. Lugar que não aceita cartão, já viu né?
    bjs

  3. Tenho certeza que um dos motivos do Mercado São Sebastião ser um equipamento público limpo e organizado é o fato de não ser administrado pela prefeitura de Fortaleza e sim pelos sindicato de fruts e verduras. Embora seja gritante a diferença entre a gestão do sindicato anterior e a atual!

  4. vale ressaltar que a mudança da gestão do sinducato foi para melhor! Muito competente os atuais gestores, diferente da diretoria anterior!

  5. Pra quem não sabe o mercado São Sebastião é administrado por um Sindicato que não tem sequer ajuda da Prefeitura e mesmo assim é notável a mudança desses últimos anos,aumento de funcionários que já passam de 50 e todos de carteira assinada, limpeza em todos os setores e sem contar na comodidade que o cliente sente ao entrar na Administração isso graças a competência da nova gestão desse sindicato que esta mudando a antiga realidade que não vamos ressaltar mais quem realmente convive e conviveu no mercado São Sebastião,sabe que mudou do pior para 100% melhor,Obrigado Presidente SrºJoão Bastista,e colaboradores por fazerem a diferença socorrendo o nosso mercado.

  6. Acho que dava para melhorar 1000 %. é notório e público alguns fatos ocorridos no Mercado… dentre eles o caso das torneiras para banheiro de luxo que foram compradas em nome do Sincofrutas e foram parar na construção particular no Montese do então presidente João Batista. As notas fiscais foram rastreadas e apresentadas aos logistas e comprovadamente houve fraude… as torneiras do mercado são de plástico, Certamente o presidente João Batista deve ter comprado também umas Pizzas.

  7. Houví falar desse caso das torneiras, achava o gestor uma pessoa séria, mas ficou claro que houveram inúmeros desvios, sem falar nos almentos constantes de preço de estacionamentos e mensalidades de lojas. Fica uma dúvida… o prédio é público? porque cobram estacionamento se é público.

  8. O povo fica alheio a estas questões, e vê algo bonito, mas na realidade era para ser de "OURO" se não fossem os tais gatunos de luxo…

  9. Lembro também do incêndio ocorrido a alguns anos no antigo Mercado , Por este motivo a reforma e reestruturação do mesmo. Morava na Justiniano de serpa ( Antiga Rua do Corrente) era noite Como era pequena não lembro se teve Mortes .Se não me engano foi em 1989.

  10. As denúncias de mal feitos fizeram a administração pública abolir o sindicato do comando do mercado, exatamente, ontem dia 28 de fevereiro de 2015. todos foram convidados a sair, foi o que chamamos de "vaza!". Vão ter que selecionar outro local para fazerem mal feito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

mfgprodema@yahoo.com.br