×
EmSem categoria
Foi em 2 de janeiro de 1923 que o prédio construído para abrigar o Grupo Escolar do Benfica ficou pronto, um projeto do arquiteto José Gonçalves da Justa, localizado na Avenida Visconde de Cauípe, atual Avenida da Universidade, 2431. 
Sua instalação deu-se no mesmo dia. Depois passou a denominar-se Grupo Escolar Rodolfo Teófilo. 
Em 20 de agosto de  1956, o estabelecimento de ensino foi transferido para outra rua próxima, e o prédio passou a abrigar o Museu Antropológico e o Instituto do Ceará.  
Dez anos mais tarde foi feita uma permuta com a Universidade Federal do Ceará e o Instituto do Ceará passou a funcionar na Rua Barão do Rio Branco, na Praça do Carmo onde ainda se encontra, e o museu foi para uma casa na Avenida Barão de Studart. 
Com a mudança,  o prédio do antigo Grupo Escolar passou a acolher a Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará, fundada pelo Professor Djacir Menezes em novembro de 1938. A Faculdade era particular, sendo que o Decreto Estadual n°  833, de 20 de dezembro de 1947, encampa a Faculdade de Ciências Econômicas e a Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, que foram federalizadas em 1963. 

feaac1 De Grupo Escolar à Universidade Federal
 foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=16369535
feaac De Grupo Escolar à Universidade Federal

foto: site da UFC 
Atualmente o prédio, depois de algumas modificações,  abriga os cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis – a FEAAC, da Universidade Federal do Ceará.

Compartilhe com alguém

0 comentário

  1. Até que a alteração foi bem estudada e o prédio continuou lindo. Lembro-me bem do antigo, quando era Grupo Escolar.
    Gosto de entrar aí, de 4 em 4 anos para cumprir o "sagrado dever" de votar…
    Sempre, as eternas permutas
    Boa tarde, Fátima.

  2. é mesmo bem bonito esse prédio do Feaac, em relação ao original a modificação foi na parte central, seguiram a linha arquitetônica e aproveitaram melhor o espaço. Quanto a voto, voce tem que comparecer de 2 em 2 anos, lembre-se da sequencia: vota-se para os ladrões municipais, daí a dois anos tem que escolher os larápios federais.
    abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

mfgprodema@yahoo.com.br