×
EmSem categoria
Coube ao professor Antônio Martins Filho a articulação de esforços visando a criação de uma universidade no Ceará. Contando com o apoio do governador Faustino de Albuquerque e lideranças do Estado, o objetivo foi atingido pela Lei nº 2.373, de 16 de dezembro de 1954, quando foi autorizada a criação da Universidade do Ceará. Sua instalação ocorreu no ano seguinte, em solenidade realizada no Teatro José de Alencar, a 25 de junho de 1955.
A instituição foi constituída inicialmente pela Faculdade de Direito do Ceará, fundada em 1903 pela Associação Comercial do Ceará como Faculdade Livre de Direito do Ceará; pela Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, instituída em 1916 e federalizada em 1950; pela Escola de Agronomia do Ceará, estabelecida em 1918 e até então pertencente a Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário, do Ministério da Agricultura; e pela Faculdade de Medicina do Ceará, instituição privada criada em 1948. A universidade se instalou inicialmente no bairro Benfica, onde ao longo dos anos 50 e 60, foram adquiridas várias propriedades que foram demolidas ou readequadas aos usos próprios da instituição. 


benfica Alguns dos Imóveis da Universidade Federal no Benfica
postal do Benfica anos 60

Um dos primeiros imóveis a ser comprado foi o da antiga residência da família do banqueiro José Gentil, na então Avenida Visconde de Cauípe, esquina com a Avenida Treze de Maio. A chácara que existia no local foi vendida em 1909 pelo então proprietário Henrique Alfredo Garcia, ao banqueiro José Gentil Alves de Carvalho, que demoliu a casa e construiu o palacete em 1918, com projeto do arquiteto João Sabóia Barbosa. Em 1956, a área foi comprada pelo primeiro reitor da UFC, Antônio Martins Filho, da Imobiliária José Gentil S/A pertencente aos herdeiros de José Gentil. Hoje, o imponente palacete abriga a reitoria da Universidade. 

Casa de Cultura Britânica
2.-Centro-de-Cultura-Brita%25CC%2582nica-1966. Alguns dos Imóveis da Universidade Federal no Benfica


Antiga residência do Sr. Francisco Queiroz Pessoa, comerciante e proprietário de terras, que a vendeu para a UFC em 18.03.1960. A casa foi construída em 1907, na esquina das Avenidas da Universidade com Treze de Maio, projeto do arquiteto José Gonçalves da Justa. Desde 1963 esse imóvel abriga a casa de Cultura Alemã, da Universidade Federal do Ceará. No início, tinha muros e grades e ostentava uma placa com a identificação do curso. 

Rádio Universitária, antigo Centro de Cultura Hispânica

4.-Centro-de-Cultura-Hispa%25CC%2582nica-antiga-morada-do-jurista-e-poli%25CC%2581tico-Edgar-Arruda-1962 Alguns dos Imóveis da Universidade Federal no Benfica


Antiga chácara do Dr. Edgar Cavalcante de Arruda, deputado, senador e candidato ao governo do Estado em 1950. Derrotado nesta eleição, retirou-se para o Rio de Janeiro. A casa foi construída em 1940 e vendida à Universidade em 1957, por CR$ 3,2 milhões de Cruzeiros. Fica na Avenida da Universidade, 2910. 

Sede do Museu de Arte 

1.-Primeira-sede-da-Escola-de-Arquitetura-Cha%25CC%2581cara-do-Coronel-Pierrelevee%25CC%2581-1965 Alguns dos Imóveis da Universidade Federal no Benfica


Localizado no terreno correspondente a 1 quarteirão onde esteve a chácara de propriedade do doutor em Ciências Políticas Carlos Eduardo Saulnier Pierreleveé. O imóvel foi vendido, e em 1911 foi instalada uma escola de educação feminina dirigida por Dona Almerinda Albuquerque. No início dos anos 50, a antiga escola de Dona Almerinda transformou-se no Colégio Santa Cecília, dirigido pelo Instituto das Damas da Instrução Cristã, congregação belga fundada em 1823. O Santa Cecília ficou no Benfica até 1960, quando o prédio foi vendido à UFC, totalmente reformado e hoje abriga o Museu de Arte da instituição. 

Casa de Cultura Germânica

ctragemannc Alguns dos Imóveis da Universidade Federal no Benfica


A casa ampla e moderna construída em 1938, era a antiga residência do doutor Tomás Pompeu Magalhães e sua esposa dona Maria José Ferreira Magalhães, vendida à UFC em 30.12.1964. Maria José era filha do coronel Pergentino Ferreira, proprietário do sítio Canadá, e doador do terreno onde foi erguida a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Casa de Cultura Francesa

cultura+francesa Alguns dos Imóveis da Universidade Federal no Benfica


O imóvel pertenceu a Bráulio Bezerra Lima e sua mulher Cora Jandira Ribeiro Lima. A casa dois pisos e muitos compartimentos, ostentava arquitetura diferenciada em relação à sua vizinhança. Vendida à UFC pelo dono original, teve sua fachada conservada e inalterada. 

Sede do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno

6.-Teatro-Universita%25CC%2581rio-e-Conservato%25CC%2581rio-de-Mu%25CC%2581sica-Alberto-Nepomuceno-1965 Alguns dos Imóveis da Universidade Federal no Benfica


Antiga residência de propriedade dos Bernardo da Cruz até o começo dos anos 1900. O prédio foi adquirido pelo reitor da UFC em 31 de julho de 1961. O Conservatório foi criado em 1938, e funcionou anteriormente na Rua Barão do Rio Branco, centro. Em 1964, foi incorporado à UFC, onde seria unidade universitária autônoma, após aprovação no Conselho Federal de Educação. Em 1969, jornais dão conta das dificuldades previstas para o Conservatório com reforma financeira na UFC. Em 1975, com a criação da UECE – Universidade Estadual do Ceará, 0 Conservatório de Música Alberto Nepomuceno é uma dentre as seis instituições de ensino junto com o ensino de filosofia, enfermagem, serviço social, veterinária e administração, a constituir a UECE. O prédio, segundo sites diversos, ainda é propriedade da UFC. 

A Torrinha (C.A. de Psicologia)

torrinha+pinterest Alguns dos Imóveis da Universidade Federal no Benfica
Foto Pinterest – Henrique Lima


A famosa “torrinha” fica localizada no Centro de Humanidades II, que hoje abriga o C.A. da Psicologia na avenida da Universidade, 2700, e teria sua origem numa época muito anterior à chegada da universidade naquela região. Consta que, em tempos remotos, aquelas terras pertenceram a um pesquisador cearense chamado Fonseca Lobo, que enriqueceu indo trabalhar na Amazônia, e ao voltar para o Ceará, adquiriu muitas terras na Região Metropolitana e em Fortaleza. Sua moradia na área urbana era próxima às propriedades da família Gentil, que mais tarde, vendida ao ex-governador do Ceará João Tomé de Saboia e Silva (1916-1920), ficou conhecida por Villa Angelita”. João Miguel da Fonseca Lobo, que residiu no local, nasceu em 1849 numa localidade na Serra da Ibiapaba e faleceu em 1938, aos 88 anos de idade. Astrofísico e estudioso de fenômenos relativos aos sistemas planetários, o cearense foi autor de estudos sobre a lei da Relatividade, publicados vinte anos antes da teoria formulada por Albert Einstein. 

A torrinha sobrevivente do Centro de Humanidades, possui um terraço e uma rosa dos ventos, que, provavelmente, foram utilizados como local das observações astronômicas do cientista cearense.
“Realmente a torrinha era usada para observações, creio que ainda há uma Rosa dos Ventos no teto, naturalmente usada para determinação dos pontos cardeais, o que seria um auxílio para a observação do céu, não sei se a olho nu ou através de um pequeno telescópio”. (Newton Lobo, em citação do blog astronomia em fortaleza). 

Em um de seus livros, Fragmentos de Filosofia Natural e Especulativa, publicado em 1909, Fonseca Lobo escreve: “Que é o Tempo? Uma ficção, sem correspondente na realidade. Não existe Tempo. A Eternidade não tem passado e não tem futuro; é só o presente. Não tem ontem nem amanhã. Hoje somente. As cousas desenvolvem-se simultaneamente no infinito…”
O morador seguinte, o político, e engenheiro João Tomé de Saboia e Silva, também era dado aos estudos, especialmente quando o assunto eram o clima e as secas no Nordeste. 

Fontes: 
Anuário do Ceará, 1979/80 
http://astronomiaemfortaleza.blogspot.com/2017/01/um-intelectual-precursor-do-einstein-no.html 
http://portal.ceara.pro.br
Benfica de Ontem e de Hoje, de Francisco de Andrade Barroso
Fotos: Memorial da Universidade Federal do Ceará

Compartilhe com alguém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

mfgprodema@yahoo.com.br